As associações do bairro do Zambujal (com as suas crianças) juntaram-se e fizeram magia!
No intuito de acolher quem chega ao seu bairro, foram efetuadas diversas pinturas murais com muita cor, que inspiram a Paz, o Amor e a Multiculturalidade no Zambujal.
Estas intervenções unem todo o imaginário dos mais novos, e inspiram cada um de nós a uma nova linguagem universal, de união entre entidades e crianças/jovens de todo o bairro.
Esta nova concretização de cores e sons, contou com o apoio do CESIS – Percursos Acompanhados E8G, Cazambujal, Cooperactiva e Pastoral Siruga.
Magia no ZambujalMagia no ZambujalMagia no ZambujalMagia no ZambujalMagia no ZambujalMagia no ZambujalMagia no ZambujalMagia no ZambujalMagia no ZambujalMagia no Zambujal
Os Malibu Ninjas terminaram recentemente mais uma pintura mural na nossa freguesia. Desta vez foi o muro localizado na Avenida Quinta Grande, junto ao Parque Urbano do Alto dos Moinhos, ao cimo da Rua da Encosta.
Inspirados pela temática dos pavões e das aves da antiga Quinta, e que ainda se encontram no local, o João e o Frederico (Malibu Ninjas) deram aso à sua criatividade nesta pintura urbana. Fomos conhecê-los um pouco:
Qual foi o vosso primeiro contacto com a pintura urbana? A Pintura urbana está na rua e é daí que vem o primeiro contacto. Somos frutos de uma segunda ou terceira geração de artistas murais o que foi bastante positivo porque deste tenra idade que temos sido deslumbrados com várias peças murais existentes na nossa cidade, Lisboa.
Qual é a vossa melhor definição de Graffiti? Porque há várias formas de o fazer… para vocês qua é a mais pura? Há que saber separar as coisas. O graffiti na sua forma mais pura está sem dúvida relacionado ao ilegal, ao vandalismo. Já o que fazemos, gostamos de lhe chamar pintura mural, uma passagem do trabalho que temos vindo a desenvolver em atelier para o formato de parede.
O graffiti é melhor aceite na nossa Freguesia de Alfragide? Há que saber separar as coisas. O graffiti na sua forma mais pura está sem dúvida relacionado ao ilegal, ao vandalismo. Já o que fazemos, gostamos de lhe chamar pintura mural, uma passagem do trabalho que temos vindo a desenvolver em atelier para formato de parede.
Em virtude da evolução recente da situação da pandemia Covid-19 em Portugal Continental e, em particular, na área metropolitana de Lisboa, e em consequência das disposições legais e governamentais atualmente em vigor daí decorrentes, bem como das recomendações da Direção Geral de Saúde e, especificamente, da posição vertida pela Delegação de Saúde da Amadora em parecer solicitado para este efeito, vem a Junta de Freguesia de Alfragide informar que as saídas/passeios culturais com cidadãos seniores, nomeadamente as agendadas para o final de Junho e Julho de 2021, terão, lamentavelmente, de ser suspensas, para cumprimento das supracitadas regras e recomendações e, acima de tudo, para defesa da saúde de todos os participantes.
As atividades em causa serão retomadas logo que a situação pandémica o permita, dentro do quadro legal aplicável e em condições mais adequadas à segurança e saúde de todos os cidadãos.
Para qualquer questão concreta relativamente a este assunto, queira contactar os Serviços da Junta de Freguesia de Alfragide, pelos meios habituais.
O recém inaugurado ‘Espaço Alfragide’ irá começar a sua programação de atividades e eventos, neste dia 7 de novembro 2020 com aula de Yoga às 9h30 e Contos Infantis Encenados pelas 11h15.
Este espaço alberga agora a Biblioteca da JFA, com novas obras literárias em acervo, bem como uma área que possibilita os vizinhos o acesso à Internet. Além destas áreas, o ‘Espaço Alfragide’ possui um espaço confortável de leitura da imprensa escrita com jornais diários e revistas semanais disponíveis.
Venha visitar! Aberto todos os dias úteis da semana das 10h00 às 13h15 e das 14h30 às 17h45.