8 de Março

Dia Internacional da Mulher 2020 em Alfragide

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, tem um significado de batalhas históricas por justiça, igualdade e direitos.

O atraso imposto às mulheres durante séculos começou a ser rompido, de facto, com as revoluções no início do século XX e consequentes conflitos regionais e mundiais que daí advieram.

Na verdade, o 8 de março foi escolhido porque neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil pessoas e data se tornou oficial em 1917. Finalmente em 1977, a Organização das Nações Unidas – ONU reconheceu esta data como o Dia Internacional da Mulher.

É pois, com sentido de gratidão e orgulho, que homenageamos estas 4 mulheres de vários quadrantes e setores da sociedade civil de Alfragide.

Profª Rosa:
. De nome completo Rosa Maria Andrino Botelho de Oliveira, nasceu na Vila de Manica em Moçambique há 57 anos.
. Passou a sua infância em Lourenço Marques – atual Maputo – e sonhava ser Professora.
. É Licenciada em Educação do 1º Ciclo e em Letras na variante Português-Francês, e os primeiros 18 anos de atividade são dedicados à Educação Especial.
. A sua ligação a Alfragide é conhecida, e reflete o papel meritório com que desempenha as funções de professora do 1.º Ciclo e Coordenação da EB1 da Quinta Grande.

Agente Rosária:
. A nossa agente é Rosária Ferreira da Silva de nome completo e nasceu à 36 anos na zona da Sertã.
. A sua infância foi passada em Cernache do Bonjardim e quando era pequena queria ser Arquiteta.
. Depois de uma breve passagem pelo Serviço Militar, ingressou na Polícia de Segurança Pública – PSP há 9 anos.
. Pertence à esquadra de Alfragide e exerce a função de Agente do Programa Escola Segura em cerca de 8 escolas e 10 creches/jardins de Infância, onde realiza e participa em ações de sensibilização.

D. Felicidade:
. Maria Felicidade de Freitas Nunes de nome completo nasceu a 4 de junho de 1941 em Chibia – na zona Sul da República de Angola.
. Foi em Chibia – antiga Vila João de Almeida – que passou a sua infância sonhando ser Advogada.
. Possuindo a frequência do 7ºano antigo dos Liceus, e diversos cursos de carácter Administrativo/Gestão tornou-se Assistente Administrativa notabilizando-se como Secretária de Direção.
. Dignifica amplamente o movimento associativo de Alfragide através da sua entrega como Presidente da Associação Partilha no Bº do Zambujal.

Educadora Cristina Soares:
. De seu nome completo Ana Cristina Ribeiro Soares nasceu em Lisboa a 27 de maio 1965.
. Alfacinha de gema, passou a sua infância no bairro da Sé, nas freguesias de São Cristóvão e São Lourenço enquanto sonhava ser professora.
. É Formada através em Educação na área de Educação Especial – Problemáticas de Risco.
. Tem como atividade principal o de ser Educadora de Infância e Coordenadora da Creche da nossa Junta de Freguesia de Alfragide.